Comparação de escolares com e sem distúrbio de aprendizagem no teste de desempenho cognitivo-linguístico

Cláudia Silva, Vera Lúcia Orlandi Cunha, Simone Aparecida Capellini

Resumo


Objetivo: comparar o desempenho cognitivo-linguístico de escolares com distúrbio de aprendizagem com escolares sem distúrbio de aprendizagem. Método: participaram deste estudo 40 escolares de 2ª a 4ª séries do Ensino Fundamental municipal da cidade de Marília-SP, divididos em GI: composto por 20 escolares sem distúrbio de aprendizagem e GII: composto por 20 escolares com distúrbio de aprendizagem. Como procedimento foi utilizado o Teste de Desempenho Cognitivo- Linguístico, versão coletiva e individual. Resultados: os resultados evidenciaram desempenho superior do GI em relação ao GII nas habilidades de leitura, escrita, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. Conclusão: o desempenho inferior dos escolares com distúrbio de aprendizagem aponta para uma limitação no desempenho cognitivo-linguístico desses escolares ao ser comparado com escolares sem distúrbio de aprendizagem.


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